A Associação Atlética da Ponte Preta, criada no dia 11 de agosto de 1900, é um dos mais antigos clubes de futebol do Brasil em atividade ininterrupta, e embora sejam poucos os títulos expressivos do seu elenco profissional, a categoria de base se sobressai, tendo algumas conquistas importantes em nome do time, tais como a Copa São Paulo de Futebol Jr. e o Campeonato Paulista Juvenil.
A grande busca dos clubes nas categorias de base, no entanto, não são os títulos, mas sim os talentos. O grande nome vinculado à categoria de base da Ponte Preta não é muito recente, mas carrega peso, trata-se de Luís Fabiano, que revelado pela Macaca já passou pelo São Paulo Futebol Clube, aonde retornou recentemente, e por grandes clubes europeus, além de ter defendido a seleção brasileira em diversos campeonatos, sendo a Copa do Mundo de 2010 o mais recente.
A categoria de base da Ponte Preta, todavia, não possui no momento alguma promessa de grande revelação. Segundo o coordenador técnico da categoria de base do clube, Fernando Koner, esta está passando por uma fase transitória, uma reformulação nas condutas e metodologias de trabalho, sendo que, desta forma, a característica primordial será modernizar determinados setores do departamento de base com o intuito de melhorar o desenvolvimento do seu grupo de atletas, denominado por ele como sendo um grupo coeso.
O clube conta com 50 atletas em sua categoria de base, sendo 25 destes na categoria infantil e os outros 25 na juvenil. As categorias sub-20 e juniores não estão sendo trabalhadas pelo clube, porém, de acordo com Koner, a intenção da Ponte Preta é montar elencos em ambas as categorias para a disputa da Taça São Paulo de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário