domingo, 27 de março de 2011

Base do Guarani Futebol Clube

Na terceira e última reportagem sobre as categorias de base dos clubes de Campinas, o Blog Futebol Base apresenta o Guarani. O clube completa seu centenário neste ano e quer voltar a revelar grandes craques para o nosso futebol.






Marcelo Mingone é diretor de futebol da Base do Guarani desde dois mil e seis, junto com a nova gestão do presidente Leonel Martins. Quando ele assumiu, a categoria de base estava totalmente desprezada. Os antigos presidentes não investiram em nada na categoria, não davam moradia para os garotos, não estavam preocupados se eles estudavam ou não apenas as mantinham, mas sem qualquer apoio. Mesmo durante todo esse tempo em que a categoria foi desprezada, alguns jogadores ainda conseguiram ser revelados.
A categoria de base do Guarani sempre serviu de vitrine para os outros clubes. Lá foram revelados jogadores como Careca, João Paulo, Mauro Silva, Neto entre tantos outros.
Desde quando assumiu como diretor da categoria de base, Mingone, fez questão que o clube voltasse a investir neste setor. Para ele investir na categoria de base é retorno garantido para o clube, já que através dela o time pode tanto lançar um bom jogador para o mercado do futebol e conseguir dinheiro com essa transação, quanto pode usufruir deste jogador no seu elenco e futuramente vende-lo para um time de maior porte e ai ter um outro tipo de retorno financeiro.
Mingone também nos confidenciou que o Guarani, investe em torno de cento e sessenta mil reais por mês na categoria de base. Além deste investimento, o clube ainda paga moradia para os garotos que não são de Campinas, dentro do próprio clube a alojamentos para os garotos, dividindo-os por idade, por exemplo, os garotos que tem até quinze anos ficam em uma parte do alojamento, de dezesseis a dezessete em outra e os de dezoito pra cima em outra.  
Outra preocupação de Mingone é com a educação. Para isso, os meninos têm que conciliar o estudo junto com o futebol.  Ele ainda lembra que o time paga também uma psicóloga e uma nutricionista apenas para as categorias de base.
As futuras revelações da categoria de base do Guarani, Mingone acredita que seja Léo Estadini e Luiz Henrique, mas é claro que algum outro pode surpreender também. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário